Geradores de Energia Elétrica

Os Geradores de energia, são usados na maioria das vezes para suprir o abastecimento de eletricidade para outros equipamentos onde a distribuição convencional não pode chegar, ou esteja interrompida por algum motivo ou simplesmente não seja viável diante dos custos e benefícios. Então pode ser realizada a compra ou aluguel de geradores para suprir a demanda de energia elétrica.

Um Grupo gerador, como pode ser chamado, pode ter vários tipos de potencias e tamanhos, podendo ser escolhida uma potencia para cada volume de energia a ser usada ou tamanho de evento ou aplicação. Os níveis de potencias mais comuns são:55 kva, 100 kva, 150 kva, 170 kva, 500 kva, 550 kva, 1875 kva.

KVA é também conhecido como quilovoltampere, que é equivalente a 10³ voltampere (1 KVA = 1000 VA) sendo uma potencia teórica aparente que representa a soma vetorial entre a potência ativa dos watts e a potência reativa a unidade de magnetização e de capacidade de um gerador de energia. Existem grupo geradores movidos a combustíveis como a gasolina, diesel e a gás.

Existem empresas responsáveis pela manutenção em geradores de energia, que podem realizar visitas periódicas de um técnico responsável para fazer uma avaliação do equipamento, podendo assim prevenir e evitar gastos com consertos no futuro, alem de também realizar a otimização da funcionalidade do grupo gerador. como as empresas:

Stemac que realiza a fabricação e manutenção de grupo geradores, saiba mais no site: http://www.stemac.com/

Grupo TEG Geradores que realiza locação, venda e manutenção de geradores, saiba mais no site: http://www.administradornet.com.br/aluguel-de-geradores/

1-gerador-de-energia

Como qualquer outro equipamento, é muito importante realizar a manutenção em geradores de energia, porem é ainda mais importante quando se trata de um grupo gerador, pois sua aplicação pode estar relacionada ao abastecimento de energia elétrica para casos de extrema urgência e impossível interrupção.

Plano de Manutenção de um Grupo Gerador de Energia

Inicialmente devemos conferir o óleo do motor do equipamento sempre após 50 horas de uso, e se necessário trocar, posteriormente realizar a troca a cada 250 horas de uso. Sempre deve ser usado o tipo de óleo diesel e com a viscosidade adequada que for mais indicada pelo fabricante do motor, sem jamais realizar a mistura de óleos de marcas diferentes ou exagerar no abastecimento do óleo chegando a transbordar.

Plano de manutenção de um grupo gerador

O segundo passo, é se certificar que o filtro de óleo está ok. Ele precisa ser trocado a cada 500 horas de uso do grupo gerador e ao realizar a troca, é preciso aplicar uma película de óleo para a vedação do novo cartucho de filtro de óleo. Ao realizar a troca, o nível de óleo pode abaixar, então é preciso conferir se existe vazamento e depois manter o motor ligado por algum minutos e abastecer com óleo.

Falhas e Causas na Manutenção de Geradores de energia

Problema: Geração de voltagem nula ou muito baixa

Possíveis Causas

1- Conexão Errada: Realizar uma inspeção completa, conectar todas as juntas corretamente de acordo com o diagrama de fiação.

2- Fiação de campo rompida: Conectar os fios rompidos, ajustá-los firmemente através de soldas. Cobrir as juntas com materiais isolantes.

3- Perda de magnetismo residual: Mudar o campo do gerador com outra bateria de 6V

4- Os elementos retificadores estão danificados: Substituir os retificadores danificados.

5- Conexão solta ou mau contato nos terminais: Ajustar as porcas no terminal.

6- Má conexão ou mau contato entre escova e anel de coleta e escova: Limpar as superfícies do anel de coleta; lixar a escova, mantendo-a no formato do anel de coleta; aumentar a pressão da mola da escova.

7- Mau contato no botão: Verificar os contatos do botão, e limpar a superfície de contato com uma lixa n°. 00, e substituí-lo caso o dano seja sério.

8- Escovas emperradas devido à ferrugem no suporte da escova: Remover o suporte da escova, e lixar a superfície interna da escova.

9- Velocidade muito baixa: Medir a velocidade e ajustá-la ao valor especificado.

10- Falha em todas as indicações de métricas. A voltagem real do gerador é maior do que a leitura do medidor: Inspecionar os medidores periodicamente. Substituí-los se estiverem imprecisos.

11- Parte da fiação do campo em curto circuito: Substituir a fiação do campo danificada.

12- Armadura da fiação de Corrente Alternada danificada: Localizar o dano e soldá-lo. Cobrir as juntas soldadas com materiais isolantes.

13- Fiação danificada no termostato: Conectar os fios ou substituir os fios danificados.

pl4153593-240v_415v_home_emergency_generator_diesel_generating_set

Post Comment